Publicidade Continue a leitura a seguir

“À espera de notícias. Boas ou más”. José Carlos Malato presta “homenagem” a todos os “cuidadores”

Publicidade Continue a leitura a seguir

O apresentador da RTP continua numa dura fase na qual mantém o papel de espectador, enquanto apoia o seu pai dia após dia. Desta vez, os agradecimentos de José Carlos Malato vão para todos os que “cuidam da dor dos outros”.

O comunicador utilizou o seu perfil de Instagram, esta segunda-feira, para homenagear a todos os que “dormem pouco e mal” para ajudar utentes como o seu pai, António Malato, de 74 anos, que está internado no Hospital São Francisco Xavier, onde luta contra o cancro.

“Na incerteza da noite desse dia, na esperança do dia de amanhã. Sempre à espera de melhoras, sempre à espera de notícias. Boas e más. Boas ou más. Porque a dormir ninguém pode cuidar de ninguém. É preciso acordar para esta realidade”, frisou o apresentador, de 54, na descrição de uma fotografia do quarto da unidade médica em que está instalado o seu progenitor há mais de uma semana.

António Malato deu entrada no referido hospital “desnutrido e em desidratação extrema”, depois de ter estado na Fundação Champalimaud, de onde saiu depois das críticas do profissional da RTP ao tratamento da enfermeira e da médica a cargo da sua situação clínica.

A luta contra uma doença que dura desde o verão passado, e que foi tornada pública há três meses, parece ter chegado ao fim. Na mesma plataforma, o apresentador deixou uma mensagem em que dá como perdida a batalha oncológica.

A sua angústia tem feito sentir-se ao longo dos últimos tempos, através de alguns desabafos e registos fotográficos partilhados nas redes sociais. “Que sofrimento inútil e dispensável! Espero que, quando chegar a minha vez, tenha discernimento, força, coragem e a lei do meu lado”, escreveu.

TEXTO: Tiago Firmino