Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda mais líder! SIC reforça vitória sobre a TVI, que desce a mínimos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não foi por acaso nem um acidente de percurso em fevereiro. A SIC voltou a ser em março a televisão preferida pelos portugueses. E a vantagem até aumentou – e muito! – em relação ao mês passado.

De 0,1 pontos percentuais em fevereiro para 1,1 em março. A histórica vitória que a SIC alcançou em fevereiro nas audiências televisivas, colocando fim a mais de 12 anos de liderança da TVI, foi reforçada no mês que chegou ao fim este domingo.

De acordo com os dados oficiais da GfK, a entidade que mede o consumo de televisão em Portugal, a SIC fechou março com 19,1% de quota de mercado, o seu melhor resultado em 2019. Pelo contrário, a TVI registou 18,0% de share, o que corresponde ao seu mais baixo “score” neste ano.

As novas apostas do diretor-geral de entretenimento, Daniel Oliveira, a começar pela estreia de “O Programa da Cristina”, que desde 7 de janeiro, quando se estreou, venceu todos os dias, viraram o jogo das audiências.

No total do mês, a RTP1 fechou março com 12% de share, um resultado uma décima abaixo do de fevereiro.

Quais os melhores e piores dias da semana?

O canal liderado por José Fragoso contou com a transmissão de dois jogos de Portugal no caminho para o Europeu de futebol: nos dias 22 e 25, exatamente aqueles em que o canal público foi o mais visto.

Nos 31 dias de março, além destes dois dias de vitória da RTP, a TVI ganhou 10 (normalmente ao fim de semana) e a SIC foi a preferida em 19 dias, confirmando-se a sua hegemonia.

Numa análise segmentada aos números da GfK feitos pela N-TV é possível perceber que a quinta-feira é o melhor dia da semana para a SIC (uma média de 21% de share), enquanto o domingo é o dia mais forte da TVI (20%). Na RTP1 as diferenças não são muitas, mas a quarta e a sexta-feira são ligeiramente melhores (12,9%).

Curiosamente, SIC e TVI estão juntas no pior da semana, os sábados, ambas na casa dos 16 pontos de quota de mercado. Para a RTP, o dia mais fraco é, de longe, o domingo, o único em que fica abaixo dos 10 pontos (8,7).

E os programas?

No que toca aos programas mais vistos durante o mês, os cinco primeiros são, sem surpresa, futebol. O Portugal-Sérvia (RTP1) foi o mais visto, com 2,2 milhões de espectadores, seguindo-se o Benfica-Dínamo Zagreb (SIC), com 2,1 milhões, e o FC Porto-Roma (TVI), com 2,1 milhões. O Portugal-Ucrânia e o Dínamo Zagreb-Benfica ocuparam, respetivamente, quarto e quinto lugares.

Na lista dos mais vistos, o primeiro programa extra futebol a aparecer é o “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” (SIC), na sexta posição, com 1,5 milhões de espectadores.

TEXTO: Rui Pedro Pereira