Embaixadora especial da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Angelina Jolie visitou este sábado a cidade de Mossul, no Norte do Iraque, libertada do domínio do Isis desde há um ano.
Durante a visita, a atriz norte-americana conversou com sobreviventes de bombardeamentos na região e fez um pedido à comunidade internacional para não esquecer o drama dos refugiados iraquianos.
“Este é o maior cenário de devastação que já vi desde que trabalho com a ACNUR. Estas pessoas perderam tudo, incluindo as suas casas, que foram destruídas. Elas são indigentes, não têm medicamentos para os seus filhos e muitos não têm água canalizada ou serviços básicos de saneamento. Passado um ano, ainda há aqui muitos corpos. É gente que está a tentar reconstruir as suas casas e as suas vidas com pouca ou nenhuma assistência”, sublinhou a atriz ao site daquela agência das Nações Unidas.
Veja as fotografias da visita na fotogaleria
No Twitter da agência AFP, Angelina Jolie, que está a braços com a luta pela custódia dos seus seis filhos com Brad Pitt, reforçou o apelo à comunidade internacional.
Durante a visita às ruínas de uma antiga mesquita, Angelna Jolie e os restantes membros da comitiva da ACNUR encontraram corpos de combatentes do Isis e explosivos, com a embaixadora a ser obrigada a usar colete de proteção.
TEXTO: Nuno Azinheira