A cantora austríaca Conchita Wurst anunciou, este domingo, que é portadora do vírus VIH. A vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2014 tornou pública a informação depois de um antigo namorado a ter ameaçado.
Num texto escrito em alemão e publicado no Instagram, Conchita Wurst, de 29 anos, revelou ser seropositiva: “Sou portadora do vírus VIH há muitos anos, mas isso é irrelevante para o público.” A intérprete pretendia prevenir uma eventual denuncia por parte de um antigo namorado.
“Não darei a ninguém o direito de me aterrorizar e influenciar minha vida”, pode ler-se, acrescentando que “falar é melhor do que ser denunciada por terceiros”. Conchita disse ainda que tem recebido tratamento médico desde que foi diagnosticada e tranquilizou os fãs: “Durante muitos anos, sem interrupções, tenho estado abaixo do limite de deteção, o que significa que sou incapaz de transmitir o vírus.”
A artista, cujo nome verdadeiro é Thomas Neuwirth, diz ter o apoio incondicional da família desde o primeiro dia e espera dar “mais um passo contra a estigmatização de pessoas infetadas com VIH”.