Publicidade Continue a leitura a seguir

Culpado ou inocente? Famosos pronunciam-se sobre acusações contra Ronaldo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Devido às acusações de que Cristiano Ronaldo é alvo por parte de Kathryn Mayorga, são cada vez mais as figuras públicas nacionais que já se pronunciaram sobre o alegado crime de abuso sexual cometido pelo jogador português.

Apesar de o craque da Juventus já ter negado “terminantemente” todos os crimes de que é acusado pela professora norte-americana, agora com 34 anos, a opinião pública está dividida e têm sido muitos os portugueses que já vieram comentar aquilo que pensam sobre o assunto.

Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República pediu para que se deixe que “a justiça seja feita” e que se aguarde pelo fim para “olhar para as conclusões”. “Eu não mudo de ideias quanto ao papel desportivo e nacional que alguém que está envolvido na justiça teve na vida do nosso país. Isso existe e é uma realidade”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa, na sexta-feira, à margem das comemorações do dia 5 de outubro.

António Costa
O primeiro-ministro também já se pronunciou sobre os alegados crimes cometidos por Ronaldo. António Costa lembrou a presunção da inocência de modo a defender o português e referiu que a única coisa provada até ao momento é que o jogador “tem sido um extraordinário profissional, desportista e futebolista” e “que tem honrado Portugal”.

Manuela Moura Guedes
No dia em que se estreou na SIC, a antiga pivô do “Jornal Nacional” (TVI) comentou que “quando as pessoas dizem não, é mesmo não” e deixou críticas ao Presidente da República e ao primeiro-ministro. “Aqui em Portugal, todos desejam que ele seja inocente, inclusivamente António Costa ou Marcelo Rebelo de Sousa. Ele, neste caso, não pode contar como herói de coisa nenhuma, ele é uma pessoa”.

Judite Sousa
Através do seu blogue pessoal, a jornalista da TVI diz que não sabe “de que lado está a razão” e que lhe “parece estranho” que “toda a história desta polémica” tenha “acontecido alegadamente em 2009 e envolvendo uma jovem maior de idade”. “Cristiano defende-se e mostrou, mais uma vez, que é uma fortaleza psicológica em campo. Até prova em contrário, está inocente e é um símbolo nacional. Não nos devemos esquecer disso”.

Rita Marrafa de Carvalho
Em jeito de comentário a uma crónica publicada no blogue “Capazes”, a jornalista da RTP utilizou a sua conta de Facebook para admitir que “andamos para aqui a querer muito que seja mentira”. “Porque é português. Porque já nos deu muitas alegrias. Porque parece um tipo porreiro que ajuda crianças e instituições. Mas começa a ser cada vez mais difícil de acreditar na inocência. Ela disse ‘não’. E não é não. Com vestido decotado, não é não. Com álcool, não é não. E deveria ter bastado”.

Tony Carreira
O cantor português recorreu ao seu perfil de Instagram para defender Cristiano Ronaldo. Além de publicar uma fotografia na qual o jogador surge vestido de Super-Homem e se podem ler “hashtags” como “Ronaldo, estamos contigo até ao fim” ou “Justiça CR7”, Tony explicou a sua opinião sobre o assunto na legenda da publicação. “Não é uma questão de coragem partilhar este post. Pelo que conheço do Cristiano, não acredito nesta acusação e até prova em contrário é inocente”.

Filomena Cautela
A apresentadora do programa “5 para a meia-noite” (RTP1) não se pronunciou diretamente sobre o caso, mas aproveitou uma publicação de Rui Unas no Instagram, na qual CR7 surge num anúncio publicitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro e em que se lê que “ser o melhor do mundo é dizer sim a esta causa”, para criticar, com humor, todos aqueles que insultaram Kathryn Mayorga pela queixa que apresentou contra Cristiano Ronaldo. “Unas! Meu Deus! Fizeste uma piada com o CR7 e não chamaste galdéria e oportunista e p*** à senhora que o denuncia de algo que ele pagou centenas de euros para ela não falar mas que claramente ele não fez! Arde no inferno! Que mau gosto e que falta de graça, meu Deus. Obrigada, meu caro. Que lufada de ar fresco”.

Marco Costa
O ex-concorrente da “Casa dos Segredos” (TVI) saiu em defesa de Ronaldo. No Instagram, Marco publicou uma fotografia do jogador, na qual se pode ler a palavra “respeito” (escrita em inglês) e ainda “Portugal está contigo”. Na legenda, explicou o que o leva a defender o português. “Todos sabem como te vejo como um exemplo e todos sabem que o meu sonho seria agradecer-te pessoalmente por tudo o que fazes pelo país, pelo mundo, e por mim mesmo sem tu saberes! És um exemplo! Exemplo de humildade, profissionalismo e humano!”, explicou o ex-companheiro de Vanessa Martins. “O que estão a fazer contigo é um atentado! Mas também só o fazem contigo porque és GRANDE! (…) Eu estou contigo! Não me conheces mas estarei aqui para defender o maior embaixador do meu país”.

Quais são os crimes de que Ronaldo está a ser acusado?

Cristiano Ronaldo, recorde-se, foi acusado pelos advogados de Kathryn Mayorga de onze crimes: violação sexual, tentativa de assédio sexual, coação para fraude, agressão a uma pessoa vulnerável, conspiração, difamação, abuso de processo, tentativa de silenciar o caso, tentativa de concretizar um acordo de não divulgação, negligência e violação de contrato.

Já esta segunda-feira, o jogador português foi visto num conhecido bar junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, na companhia da namorada, Georgina Rodríguez. Segundo o jornal “Correio da Manhã”, a deslocação do português à capital acontece com o propósito de se encontrar com os seus advogados e de planear a sua defesa.

TEXTO: Duarte Lago