Publicidade Continue a leitura a seguir

Decisão surge depois de polémica: Jornalista Carlos Daniel volta à RTP

Publicidade Continue a leitura a seguir

Deixou a estação pública para ser o principal rosto do Canal 11, mas passados apenas seis meses, Carlos Daniel pediu para regressar à RTP. A decisão do jornalista surge depois da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o canal do Estado terem terminado um acordo de parceria de meios, cuja polémica chegou ao Governo.

É um regresso a casa, seis meses depois. Carlos Daniel pediu para terminar a licença sem vencimento que tinha pedido à RTP em setembro do ano passado e assim voltar à estação pública. Para trás, fica o trabalho desenvolvido no Canal 11, a plataforma que a FPF se prepara para lançar ainda durante a primavera.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da RTP confirmou que a empresa “recebeu um pedido do jornalista Carlos Daniel para terminar a licença sem vencimento e regressar” ao canal.

“A administração confirma o regresso do jornalista, que assim continuará a contribuir para a valorização do serviço público prestado pela RTP”, afirmou a mesma fonte à agência noticiosa.

Ao jornal “Observador”, Carlos Daniel confirmou a saída do Canal 11 com elogios – “vai ser um sucesso, por ser diferente da oferta existente quanto a futebol e pelas pessoas muito competentes que o lidera” – e mostrou-se satisfeito por voltar à RTP.

“Estou obviamente feliz por regressar à RTP, a casa de quase toda a minha vida profissional, onde se faz um jornalismo de rigor cada vez mais necessário à sociedade e onde não duvido que voltarei a sentir-me realizado”.

A decisão de Carlos Daniel surge poucas semanas depois da polémica que envolveu a FPF, a RTP e o próprio Governo, que exigiu respostas à entidade presidida por Fernando Gomes.

Em causa, o acordo firmado entre os dois primeiros organismos para a partilha de direitos, meios e recursos, além do acesso aos arquivos de ambas as entidades, até 2022, algo contestado pela Comissão de Trabalhadores da RTP, por causa da situação de Carlos Daniel.

Perante as queixas da Comissão de Trabalhadores e as dúvidas do Executivo, a Federação pôs fim ao acordo entre as partes.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

LEIA TAMBÉM:

Desafio agarrado com as luvas. Vítor Baía vai ter programa no Canal 11