Alexandre Frota, que em 2004 e 2005 trabalhou em Portugal, foi condenado pela Justiça brasileira a pagar cerca de 10 mil euros (50 mil reais) a Chico Buarque por danos morais. O ex-ator promete recorrer e diz que não reitera tudo o que disse.
Em causa está uma publicação de Twitter de outubro do ano passado, entretanto apagada por ordem judicial, em que Frota chamava “filho da p***” ao compositor e cantor e acusava-o de ser ladrão.
Alinhado politicamente à direita, e apoiante da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, Alexandre Frota acusou ainda Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso de serem uns “merdas” e apoiarem Lula da Silva.
O juiz Rossidelio Lopes da Fonte, da 36ª Vara Cível do Rio, condenou Frota a pagar 10 mil euros de indemnização, acusando o ex-ator de ter feito as ofensas “para agradar a alguns setores políticos”.
“Desnecessário repetir no corpo da sentença as expressões que se encontram nos autos (…) Qualquer pessoa pública tem sua esfera de crítica alargada diante das pessoas anónimas na sociedade. Essas críticas podem atingir inclusive seus posicionamentos políticos. O Direito deve rececionar todo o tipo de crítica desde que seja exercido este direito dentro de uma esfera de bom senso e restrito às atividades públicas do criticado. Não é o caso em tela onde a manifestação expressada ultrapassa em muito a crítica pela atuação do autor como artista e como agente político para imputar xingamentos e crimes sem que para isso tenha qualquer prova”, escreveu o magistrado.
O advogado João Tancredo, que defendeu o músico brasileiro, considerou que a pena é “pedagógica”. “Alexandre Frota busca fazer política destilando ódio e mentiras nas redes sociais. A sociedade brasileira não pode mais tolerar mais esse tipo de condutas e esse é o recado principal da sentença”, afirmou, após o julgamento.
Em declarações ao jornal “Folha de São Paulo”, Alexandre Frota promete recorrer e garante que não retira nada do que escreveu no Twitter. “Não retiro nada do que falei. O Chico é um grande filho da p*** que vive em Paris tomando champanhe e dando palpite na política do Brasil. O motivo maior por ele ser um filho da p*** é por defender o safado vagabundo do Lula da Silva”, afirmou.
Alexandre Frota, 54 anos, continua igual a si próprio, sem papas na língua. Antigo ator de novelas (participou em “Roque Santeiro”, “Sassaricando”, ou “Top Model”), Frota fez fama também na indústria de cinema pornográfico, entre 2004 e 2009.
Em 2004 e 2005 foi contratado pela TVI para integrar o lote de concorrentes dos reality shows “Quinta das Celebridades” e “Primeira Companhia”.
TEXTO: Nuno Azinheira