Publicidade Continue a leitura a seguir

Ed Sheeran bate recorde. Tour de 2018 foi a mais lucrativa de sempre num ano civil

Publicidade Continue a leitura a seguir

A digressão “Divide”, com que Ed Sheeran correu o mundo em 2018, foi a mais lucrativa de sempre num ano civil. As receitas ascendem a 379 milhões de euros, o que equivale a mais de um milhão de euros por dia.

A receita global de 379 milhões de euros contempla a venda de 4,9 milhões de bilhetes. Segundo a revista “Pollstar”, que há 30 anos contabiliza estes dados, não há registo de qualquer outro artista ou banda ter conseguido tais números num só ano.

A digressão do cantor britânico, que atua no Estádio da Luz, Lisboa, a 1 e 2 de junho de 2019, só não é a mais rentável de sempre por culpa dos U2. A tour “360” rendeu à banda irlandesa um total de 645 milhões de euros, tendo vendido 7,3 milhões de bilhetes. A diferença é que Bono e companhia precisaram de dois anos para o conseguir (entre junho de 2009 e julho de 2011).

No que a 2018 diz respeito, quem mais se aproximou de Ed Sheeran foi Taylor Swift, que arrecadou 270 milhões de euros com a tour “Reputation”. O terceiro lugar do pódio pertence a Beyoncé e Jay-Z, que na primeira digressão conjunta fizeram 222 milhões de euros.

Entram ainda no top 10, por esta ordem, as digressões de Pink, Bruno Mars, The Eagles, Justin Timberlake, Roger Waters, U2 e The Rolling Stones.

TEXTO: João Manuel Farinha