A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem utilizado o Facebook para, de forma lúdica e com algum humor à mistura, alertar a população para os cuidados que deve ter na estrada. Desta vez, ainda que sem referir o seu nome, o principal visado foi David Carreira.
Na semana passada, o cantor partilhou um vídeo na sua conta na rede social Instagram para celebrar a subida ao primeiro lugar no top dos vídeos do Youtube mais populares em Portugal, ultrapassando dessa forma o “rapper” canadiano Drake.
No entanto, o comportamento que adotou gerou alguma polémica. O filho de Tony Carreira aderiu ao “In My Feelings”, um desafio que tem como mote a música do artista que o português tinha acabado de ultrapassar naquela plataforma virtual e que consiste em dançar dentro, ao lado ou por cima de um carro em movimento.
O gesto, que segundo o Código da Estrada pode ser integrado na lista de práticas “que [comprometem] a segurança, a visibilidade ou comodidade dos utilizadores da via”, é punido por lei e, tal como a PSP anunciou no vídeo que partilhou na noite desta terça-feira no Facebook, pode incorrer numa pena entre os 60 e os 300 euros.
Na mesma publicação, é possível ver um agente das autoridades a dirigir um automóvel ao mesmo tempo que ouve a música interpretada por Drake. Segundos depois, trava o veículo em segurança e dirige-se para o exterior, revelando ao mesmo tempo, com o dedo indicador direito, a proibição de imitar a atitude de David Carreira.
Como se não a representação não bastasse, na caixa de comentários a PSP deixou ainda outro aviso. As autoridades relembram que a “entrada (ou saída) de pessoa de veículo” em andamento é punido com uma coima entre os 30 e os 150 euros, tal como a abertura de portas sem que este esteja imobilizado, e que a não utilização do cinto de segurança pode sofrer uma punição entre os 120 e os 600 euros.
TEXTO: Duarte Lago









