O ator brasileiro João Paulo Adour, conhecido pela participação em telenovelas como “Gabriela” (Globo), em 1975, foi encontrado morto esta segunda-feira na casa onde habitava sozinho no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.
Segundo noticia a imprensa brasileira, os vizinhos terão notado a falta de movimentação no interior do apartamento nos últimos dias e chamaram as autoridades para se certificarem se estaria tudo bem. Foi então que a Polícia Militar encontrou o corpo do ator de 77 anos. As causas da morte ainda não foram reveladas.
Nascido em 1939 na mesma cidade que o viu partir, Adour estreou-se na televisão em 1969, na telenovela “Um Gosto Amargo de Festa”. Além de “Gabriela”, adaptação do romance escrito por Jorge Amado e na qual encarnou o papel de Osmundo Pimentel, destaque para as participações em “Bem-Amado”, “Salva de Pedra” ou “Dona Xepa”.
O último trabalho de Adour na área artística data de 1986, quando interpretou Miguel em “Novo Amor”, história de ficção da já extinta Rede Manchete.
Recorde a cena original de “Gabriela” em que o Coronel Jesuíno (Francisco Dantas) descobre a traição da mulher Sinhazinha (Maria Fernanda) com Osmundo (João Paulo Adour) e mata os dois.
TEXTO: Duarte Lago









