Ljubomir Stanisic arrecada primeira estrela Michelin: “Juntos somos mais fortes!”

Ljubomir Stanisic
Instagram Ljubomir Stanisic

O restaurante 100 Maneiras, do “chef” Ljubomir Stanisic, recebeu uma estrela Michelin, tal como foi anunciado na cerimónia virtual da Guia Michelin Espanha e Portugal 2021, em Madrid.

O “chef”, que esteve recentemente à porta da Assembleia da República com o movimento a Pão e Água, foi galardoado com a sua primeira estrela Michelin (cozinha de grande nível, compensa parar).

No perfil de Instagram, o profissional de cozinha já reagiu, agradecendo à equipa com que trabalha no 100 Maneiras.

“‘Nenhum homem é uma ilha’. E se isso é verdade sempre, é mais que verdade na hora de receber a nossa primeira estrela Michelin. Antes de agradecer ao Guia, desculpem-me, tenho de agradecer às mulheres e aos homens que me acompanham. Àqueles que estão ao meu lado, hoje e sempre. Não conquistamos nada sozinhos… E essa é a grande beleza da vida! Trabalhámos muito, juntos, para ser a melhor versão possível de quem somos, seja neste ano que não é exemplo para ninguém, seja nos outros”, escreveu.

Para Ljubomir Stanisic este prémio é o reconhecimento depois de muito “trabalho, afinco e rigor”. “O ‘100 Maneiras’ nasceu em 2004, renasceu das cinzas em 2009 e, em 2019, reinventou-se depois de quatro anos de obras. […] Acredito que esta é a planta que semeámos, regámos e alimentámos com amor estes anos todos. Somos muitos pais e mães, somos 100!” prosseguiu.

“Sem preconceitos, manias, medo de fazer diferente. De ser diferente. Obrigado, equipa, obrigado família: por acreditarem, por persistirem, por resistirem. […] Estou mesmo feliz! Sobretudo por vos ter aqui ao meu lado, para gritar e celebrar e brindar até não sobrar mais voz. Juntos somos definitivamente mais fortes!” concluiu.

Com o prémio atribuído este ano, em Portugal, existem 21 restaurantes com uma estrela Guia Michelin. Já com duas estrelas passam a ser sete estabelecimentos. O único espaço que perdeu uma estrela foi o São Gabriel, em Almancil, por ter fechado em 2019.