Marta Pen de Freitas tem cancro da mama: “Sinto-me positiva”

Aos 30 anos, atleta do Benfica enfrenta o seu maior desafio

A meio-fundista olímpica Marta Pen de Freitas revelou que foi diagnosticada com cancro da mama em maio e já foi operada. “Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente”, partilhou a atleta do Benfica.

Aos 30 anos, nas vésperas do arranque dos Jogos Olímpicos em Paris, para os quais não se qualificou, a atleta Marta Pen de Freitas tem a mais dura competição pela frente, após diagnóstico com cancro da mama.

Esta quarta-feira, através das redes sociais, a meio-fundista do Benfica revelou que já passou pela primeira etapa, “a cirurgia”, “numa preparação diferente do habitual”.

“Não tinha a certeza de como ou quando queria fazer este post, mas sabia que queria partilhar a nota que escrevi no dia em que fui diagnosticada com cancro da mama. Não estava com medo, não fiquei sem chão”, escreveu a atleta olímpica.

Marta diz que se sentiu “amada e forte”. “Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante para mim. Fiz planos e, mais importante, abracei a jornada em que estava”, acrescentou.

“Quando a vida fica difícil, muitas vezes questionamos por quê. A minha pergunta sempre foi: para onde… Para onde é que a vida me está a levar”, refletiu.

Numa pista ainda sem meta à vista, Marta Pen de Freitas assumiu-se otimista: “Costuma-se dizer: ‘Aproveita as coisas boas’. Eu acredito que também se deve aproveitar os momentos difíceis”.

“Como atleta, estou habituada a controlar tanto, e esta experiência lembrou-me de quão pouco controlo realmente temos. Mas está nas nossas mãos estar presente e ver as coisas como são, sem pressa ou pânico. Podemos aprender muito com a nossa vulnerabilidade se tivermos a calma necessária para a saber ouvir”, sublinhou.

Como salientou, a cirurgia “correu bem”. “Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz”, concluiu, prosseguindo o seu “caminho com serenidade e muito amor”.

Marta Pen Freitas, participou nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e Tóquio, em 2020. Foi campeã nacional dez vezes, nos 1500 metros, 3000 metros, e 800 metros, somando ainda bons resultados em europeus de atletismo.