O cantor angolano Matias Damásio é o próximo convidado do “Alta Definição”, da SIC. Nas palavras de Daniel Oliveira, o entrevistador, este trata-se de um “dos testemunhos mais intensos de sempre” do programa, que será emitido no sábado.
No próximo programa do “Alta Definição”, Matias Damásio vai explicar como reagiu quando o filho mais novo foi diagnosticado com autismo, depois de numa primeira fase os médicos terem considerado que o problema do menino seria o de surdez.
“Fiz umas tournées, tinha uns trocos e fui para o Brasil. Queria fazer um transplante”, contou o cantor no excerto da entrevista que foi tornada pública, esta quarta-feira, por Daniel Oliveira na sua conta na rede social Facebook. No entanto, quando chegou lá, foi avisado que o aparelho auditivo do filho estava ótimo e que o problema era outro.
“Descobrimos que o Matias tem autismo”, lamentou o intérprete, de 36 anos. Ainda assim, com os tratamentos pelos quais passou entretanto, o filho é hoje “uma pessoa muito mais sociável, já abraça” e, para grande alegria de Damásio, já lhe chama de pai.
“O Matias chamou-me de pai, pela primeira vez, quando fez oito anos. Foi um dia muito especial”, explicou, de modo muito emocionado. “Eu estou a entrar pela porta, ele estava a ver televisão. Vira-se e diz ‘pai’… Foi uma coisa que… Marcou muito a minha vida”.
O testemunho de Matias Damásio vai ser exibido pela SIC no próximo sábado, dia 27, às 14 horas. Veja aqui o emocionante excerto da entrevista.
TEXTO: Duarte Lago