O drama do cancro. Hernâni Carvalho recorda o dia em que o “céu parecia mais próximo”

Foi de lágrimas nos olhos que Hernâni Carvalho reviveu o drama do cancro, em entrevista a Júlia Pinheiro. O jornalista da SIC reconheceu que tudo mudou quando foi diagnosticado com a doença.

Hernâni Carvalho, comentador da área criminal da SIC e apresentador do programa “Linha Aberta” esteve, esta segunda-feira, no programa de Júlia Pinheiro e passou em revista a carreira e a vida pessoal, nomeadamente os tempos em que viveu em Timor e no Afeganistão.

Mas a maior guerra travada pelo repórter foi outra. O cancro. “Tinha 33 anos, estava num vórtex de trabalho bem interessante, numa ascensão profissional e não tinha tempo, e de repente fiquei rouco. Trabalhava na RTP e na Rádio Nova Antena… e um dia o operador de som disse: ‘Hernâni, já não aguento mais, estás tão rouco que já não consigo filtrar mais a tua voz’”.

O repórter foi ao médico, pediu umas simples pastilhas para a tosse, mas acabou por receber uma notícia terrível: “Ele observou-me e disse: ‘Tens um cancro na garganta, vou-te operar na segunda-feira’”, recordou Hernâni Carvalho, em lágrimas, a Júlia Pinheiro.

Foi então que o céu desabou na cabeça do jornalista da SIC. “Foi complicado! Caiu-me o teto. A sensação é extraordinária: saí para a rua e o céu parecia-me mais baixo, mais próximo da cabeça. Não tinha horizonte!” admitiu.

Hernâni Carvalho foi operado com sucesso, mas voltaria à mesa de cirurgias, de urgência, um ano depois. “Já tive mais sustos. Isto é até um dia deixar de ganhar!” rematou o repórter.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.