Publicidade Continue a leitura a seguir

O regresso do veterano ator Júlio César às novelas

Fotografia: Global Imagens/arquivo

Publicidade Continue a leitura a seguir

O intérprete está de volta à ficção em “Festa é Festa”, da TVI. Estava afastado das gravações desde 2017.

Ele está de volta. Júlio César, 74 anos, não entrava numa novela desde “Amor Maior”, da SIC, há quatro anos e, se recordarmos o último trabalho na TVI, é preciso recuar até 2009, em “Sentimentos”.

Há poucas semanas, o ator começou a gravar a novela líder de audiências “Festa é Festa”, na qual vai dar vida a um hipocondríaco. “A personagem tem uma coisa em particular que eu não tenho: é hipocondríaco! Isso dá-lhe um recorte que em princípio é dramático para ele, mas vai ser muito divertido para o público que está em casa”, garante Júlio César, em entrevista à N-TV. “É outra forma de abordarmos as doenças, é rirmo-nos delas e tenho-me divertido muito”.

O ator vai ser “Abel”, um nome particularmente importante na sua vida. “A personagem tem o nome do meu pai, Abel, e achei muito ternurento vir recordá-lo no papel de uma novela. Achei muito bonito e ele, lá onde está, é capaz de se divertir muito com isto”.

Sobre o humor peculiar de “Festa é Festa”, admite que é “difícil” fazer este género. “É complicado fazer humor em televisão, porque não temos feedback disso no imediato. O humorista gosta de atirar a piada, ver o sorriso e ouvir o aplauso do público. Na novela as coisas são mais complicadas, porque não sabemos o que quem está em casa está a pensar”.

Ainda assim, o ator elegia a trama pensada por Cristina Ferreira e escrita por Roberto Pereira. “Acho que se está a escrever melhor humor em televisão e o ‘Festa é Festa’ trouxe essa abordagem, o amor absurdo, o ‘non sense’, onde pode valer tudo, até o maior disparate!”

Sobre a pandemia, Júlio César explica que não quis cair em exageros. “Tive respeito, mas não me senti intimidado. Segui as regras. Vacinei-me, uso máscara, lavo as mãos, mas não levei isso ao exagero. Foi sem paranoias”, remata.