Revista de Gwyneth Paltrow multada depois de vender ovos vaginais não comprovados cientificamente

A revista digital Goop, gerida pela atriz norte-americana Gwyneth Paltrow, aceitou pagar uma multa de 145 mil euros depois de motivar os leitores a comprar ovos vaginais que não têm os efeitos científicos que foram anunciados.

O projeto desenvolvido pela protagonista do filme “A Paixão de Shakespeare” tem como objetivo dar conselhos sobre o tema da sexualidade. Recentemente, colocou à venda um artigo inovador: ovos vaginais que, segundo a revista, têm o poder de equilibrar as hormonas e regular os ciclos menstruais, entre outras funções.

O único problema é que nenhum dos efeitos atribuídos a estes objetos, cujo valor se situa entre os 55 e os 66 euros, foi comprovado cientificamente. Por esse motivo, foi aberto um inquérito por parte de uma associação de defesa ao consumidor do estado da Califórnia.

“A saúde e o dinheiros dos habitantes do Condado de Santa Clara não devem ser postos em risco por propaganda enganosa”, referiu o advogado Jeff Rosen num comunicado. “Vamos proteger os consumidores contra empresas que prometem benefícios para a saúde sem o apoio da ciência ou de qualquer tipo de ciência”.

De modo a salvaguardar os seus interesses, a Goop respondeu através de um outro comunicado que “apesar de acreditar que há um desentendimento, a empresa pretende resolver o assunto de forma rápida e amigável”, embora garanta também não querer com o respetivo acordo assumir qualquer tipo de responsabilidade.

Por esse motivo, além de ficar impedida de vender dispositivos médicos não aprovados cientificamente, a empresa digital criada pela atriz de 45 anos concordou também em pagar uma multa de 145 mil euros e reembolsar os clientes que compraram os ovos vaginais na esperança de resolver parte dos seus problemas a nível hormonal.

De um blogue sobre estilo de vida a uma revista digital, a Goop recebe atualmente cerca de um milhão de visitantes por mês e os seus usuários são, essencialmente, mulheres situadas na faixa etária compreendida entre os 25 e os 45 anos e com um vencimento anual superior a 60 mil dólares (mais de 51,7 mil euros).

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.