A até aqui editora de política da Antena 1 vai suceder a Paulo Dentinho, que colocou o seu lugar à disposição na sequência do incómodo causado pelo post que escreveu no Facebook a propósito das acusações de violação que estão a ser feitas a Cristiano Ronaldo.
O Conselho de Administração da RTP anunciou esta sexta-feira que nomeou Maria Flor Pedroso para o cargo de diretora de informação da RTP, “tendo iniciado o processo formal de recolha de pareceres junto da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e do Conselho de Redação da RTP”.
Em comunicado, a administração de Gonçalo Reis lembra que “o diretor de informação da RTP colocou o seu lugar à disposição do Conselho de Administração”, tendo decidido “aceitar a disponibilidade e substituir Paulo Dentinho como diretor de informação da RTP”.
Em declarações na quinta-feira à N-TV, Paulo Dentinho garantiu, porém, que não tinha apresentado a renúncia ao cargo, apenas colocado o lugar à disposição. “Eu não me demiti”, sublinhou numa curta mensagem escrita.
A bola está agora do lado da Entidade Reguladora, que, para lá do parecer favorável vinculativo que tem de dar ao nome de Maria Flor Pedroso, o que várias fontes contactadas dizem que será pacífico, tem de aprovar a demissão de Paulo Dentinho. E é aí que se podem colocar alguns problemas, se o regulador entender que o ainda diretor não sai pelo próprio pé.
Maria Flor Pedroso, 54 anos, é licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Começou a sua vida profissional na Rádio Comercial em 1984, passando mais tarde, em 1987 pela RFM. Integrou os quadros da TSF como fundadora da primeira rádio de notícias em Portugal.
Em 2003 é nomeada editora de política da Antena 1 com a condução e apresentação de uma entrevista política semanal e coordenação editorial de todas as eleições.
Colaborou como consultora em programas da RTP como “A Marcha do Tempo” de Maria Elisa Domingues, e “Prova Oral” de José Eduardo Moniz e Maria Elisa Domingues. Apresentou entre 2006 e 2010 “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa”, na RTP 1, e “Hora de Fecho”, na RTP Informação.
Foi ainda a voz de “Cuidado com a Língua”, programa de José Mário Costa, apresentado por Diogo Infante.
TEXTO: Nuno Azinheira