O comediante norte-americano Bill Cosby acaba de ser condenado a uma pena de prisão efetiva que pode ir até dez anos por abusos sexuais. O juiz Steven O’Neill considerou o ator um “predador sexual”.
Bill Cosby arrisca-se a passar os últimos anos da sua vida atrás das grades. Com 81 anos, o comediante norte-americano foi condenado esta terça-feira a uma pena de prisão efetiva de três a dez anos, já que a Justiça deu por confirmadas as acusações de abusos sexuais a Andrea Constand.
O que está em causa? Leia aqui.
Bill Cosby considerado culpado por violação sexual. Comediante enfrenta pena de dez anos de prisão
Os promotores judiciais pediram uma sentença de cinco a dez anos de prisão, enquanto o advogado do ator, alegando a idade avançada e a cegueira de Bill Cosby, pediu ao juiz a prisão domiciliar.
O juiz afastou a hipótese de prisão domiciliar e optou mesmo pela pena efetiva. Já de manhã, o juiz Steven O’Neill havia declarado Bill Cosby como um “predador sexualmente violente”.
“É hora de justiça”, disse O’Neill ao tribunal no início da tarde desta terça-feira. “Sr. Cosby, a sua culpa foi determinada por um júri. Você foi condenado por um crime muito sério”, acrescentou, destacando que a notoriedade pública de Cosby não mereceu tratamento diferenciado.
“Não tenho permissão para tratá-lo de forma diferente por causa de quem ele é, ou quem ele era”, disse o juiz. “Claro, quanto maior a subida, mais acentuada a queda. Reconheço esse impacto sobre o Sr. Cosby, e sinto muito por isso”, concluiu.
Os crimes pelos quais o ator foi declarado culpado são penetração sem consentimento, penetração enquanto a vítima está inconsciente e penetração após o fornecimento de entorpecente.
Recorde-se que 60 mulheres acusaram Bill Cosby de abusos sexuais entre 1960 e 2000.
TEXTO: Nuno Azinheira









