Publicidade Continue a leitura a seguir

“Uma tristeza”. Famosos reagem à tragédia de Notre-Dame

Publicidade Continue a leitura a seguir

A catedral francesa, Património da Humanidade, ardeu durante a tarde desta segunda-feira e ficou praticamente destruída. Muitas caras conhecidas portuguesas juntaram-se à dor dos franceses, que é partilhada pelo mundo.

França e o mundo assistiram, em direto, à tragédia: a catedral de Notre-Dame, um icónico monumento de Paris, ficou praticamente destruído pelas chamas, que foram combatidas por 400 operacionais, entre polícia e bombeiros.

Uma das torres da catedral, que é o monumento mais visitado na Europa, já tinha caído durante a tarde.

Muitas conhecidas portuguesas associaram-se à dor que não é só dos franceses, mas é partilhada pelo mundo: a atriz Maria João Bastos publicou uma foto sua no local e mostrou um coração negro.

Já a blogger Ana Garcia Martins, conhecida como “A Pipoca Mais Doce”, escreveu um discurso emocionado no seu perfil de Instagram.

“Acho que desde o 11 de setembro que não ficava tão boquiaberta a olhar para a televisão. Uma tristeza”, resume Ana Garcia Martins.

Outros nomes como Iva Domigues, Vanessa Oliveira, Ana Marques, Eduardo Madeira, José Castelo Branco ou Rui Oliveira, marido de Manuel Luís Goucha, partilharam imagens da tragédia e lamentaram o acontecimento.

Ao final da noite eram desconhecidas os motivos do incêndio em Notre-Dame, embora se presuma que possa ter começado nos estaleiros das obras de que a catedral tem vindo a ser alvo.

O monumento é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e a sua construção foi iniciada em 1163.

A catedral de Notre-Dame previa uma enchente durante esta semana, devido às celebrações da Páscoa.

TEXTO: Rui Pedro Pereira