Nasceu a 3 de março de 1924, na Suíça, aquela que foi a primeira vencedora do Festival Eurovisão da Canção, em 1956. Rosa Mina Schärer, mais conhecida por Lys Assia, morreu este sábado aos 94 anos.
Começou a sua carreira como dançarina, mas foi na música que singrou após a sua música “O Mein Papa” ter tido sucesso em 1950. Seis anos depois, participou naquela que foi a primeira edição da Eurovisão, realizada no seu país, a Suíça, acabando mesmo por vencer. Levou dois temas a concurso, mas foi “Refrain” que lhe deu o primeiro lugar.
Deliciada com o sabor da vitória, Lys Assia voltou a participar no certame em 1957. Tentou repetir a vitória, mas sem sucesso. No entanto, não desistiu: Regressou à Eurovisão pela terceira vez, no ano seguinte, com o tema “Giorgio”, e conquistou o segundo lugar do pódio.
Grande fã do concurso, a artista tornou-se numa convidada de honra em várias ocasiões. Em Gotemburgo, em 1985, foi convidada a celebrar a 30ª edição do Festival. Já em 2003, através de uma ligação por satélite, desejou sorte aos participantes da grande final que se realizava em Riga, Letónia.
Lys Assia decidiu voltar aos palcos do certame em 2011, mas no ano seguinte que participou no Festival da Canção da Suíça. Com o tema “C’était Ma Vie”, de Ralph Siegel e Jean-Paul Cara, conquistou os fãs, mas não conseguiu o passaporte para a Eurovisão. Em 2013, voltou a tentar, e voltou também a não conseguir carimbar a passagem para a grande final do concurso.
Nos últimos anos, viveu em Zurique a lutar contra problemas de saúde. Pouco tempo depois de ter completado 94 anos, “A Grande Dama da Eurovisão” morreu, este sábado, no hospital de Zurique.
Recorde aqui a música que Lys Assia levou à Eurovisão de 1956:
TEXTO: Miguel Lopes









