Eurovisão: Cláudio Ramos indignado com a RTP… mas enganou-se no alvo

Cláudio Ramos voltou a bater na RTP, agora por causa do Festival Eurovisão da Canção. Na última emissão do programa “Passadeira Vermelha”, o comentador atirou-se aos critérios de atribuição de acreditações de imprensa. Mas enganou-se no destinatário: quem trata do assunto é a União Europeia de Radiodifusão (EBU).

A polémica foi lançada pelo comentador do programa da SIC Caras, que acusou a televisão pública de “boicote” por causa da atribuição de acreditações à imprensa.

A mim parece-me muito mal, até parece vergonhoso e gostava mesmo de, se pudesse, abrir um inquérito e tentar perceber quem é que a RTP se julga para boicotar o trabalho das pessoas que fazem programas de televisão que promovem a Eurovisão”, começou por afirmar.

E continuou: “A RTP ver a lista dos programas de televisão e dos jornalistas que se disponibilizam para, a custo zero, promover a Eurovisão e achar-se no direito de pôr um traço azul com uma fita métrica e dizer ‘este não vai’, isto na minha terra tem um nome…”, acrescentou

Pouco adepto do Festival, como aliás já tinha reconhecido em março, a propósito do Festival da Canção, Cláudio Ramos deixou bem vincada a sua opinião: “A Eurovisão não é uma coisa da RTP, será eventualmente uma coisa do mundo”.

A indignação continuou com o comentador a dizer que “até podia admitir” que isso pudesse “ter sido feito pela SIC, que é uma televisão privada, pela CMTV, pela TVI”.

Os comentários de Cláudio Ramos no programa da SIC Caras têm, porém, o destinatário errado. É que quem acreditou os jornalistas para o certame, que se realiza este ano pela primeira vez em Portugal, não foi a televisão pública, mas sim a União Europeia de Radiodifusão (EBU, na siga inglesa de European Broadcasting Union).

“Houve muitos jornalistas que ficaram de fora. Em Portugal e em todo o mundo. Mas é assim todos os anos e o processo nunca é isento de críticas. A EBU tem mecanismos de controlo muito apertados, porque há logísticas a cumprir. Em Portugal, por exemplo, os órgãos de comunicação só puderam acreditar um elemento, apesar de ter havido casos em que pediram cinco e seis acreditações”, disse à N-TV uma fonte portuguesa da organização do evento, que acrescentou que “os pedidos nem sequer eram dirigidos à RTP, mas sim à EBU, através de um formulário que estava num site da EBU”.

Entretanto, já esta terça-feira, Cláudio Ramos voltou ao assunto no seu Facebook, para esclarecer que, ao contrário do que foi dito, as suas declarações do “Passadeira Vermelha” não se referiam a si. E voltou a cometer o mesmo erro.

“É verdade que eu acho que a RTP não pode nem deve proibir nenhum canal, programa ou profissional do meio de fazer a cobertura do Festival da Canção, mas não me referia a mim. Porque não pedi para o fazer, não solicitei nenhuma credencial e porque não iria nesta fase fazer a cobertura do Festival, por razões óbvias”, começou por dizer.

Lembrando que “a RTP é uma empresa pública”, Cláudio Ramos reforçou que é o dinheiro dos contribuintes “que ali está”.

Gostava mesmo que fossem esclarecidos os critérios de escolha para atribuição de credenciais de quem faz a cobertura. Não por mim, que acho tanta graça ao Festival como acho ao Instagram da Madonna”, acrescentou.

E concluiu: “A mim, meus amigos, não me faz diferença, se fizesse tinha estado ontem na gravação da primeira eliminatória”, escreveu.

Cláudio Ramos voltou a enganar-se ou a revelar desconhecimento sobre as regras do Festival. É que a “primeira eliminatória”, como lhe chama o apresentador da SIC, é a primeira semifinal, que se realiza esta terça-feira à noite em direto da Altice Arena. O que aconteceu na segunda-feira foram os ensaios para as famílias e para o júri.

A segunda semifinal acontece, também em direto, quinta-feira à noite e a final está marcada para sábado. Todos os espetáculos são apresentados para o mundo inteiro por Daniela Ruah, Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela.

… Esta noticia não é verdadeira. É verdade que eu acho que a RTP não pode nem deve proibir nenhum canal, programa ou…

Publicado por Cláudio Ramos em Terça-feira, 8 de Maio de 2018

 

TEXTO: Miguel Lopes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.