Eurovisão: Semifinalistas continuam ensaios para as galas de terça e quinta-feira

O sexto dia de ensaios para o Festival Eurovisão da Canção arrancou, na manhã desta sexta-feira, com os representantes de Arménia, Suíça, Irlanda, Sérvia, Noruega, Chipre e Roménia a estrearem o palco da Altice arena.

Continua a segunda fase de testes para o certame de música da União Europeia de Radiodifusão. Nada é deixado ao acaso, e ensaiar nunca é de mais. Esta sexta-feira foi a vez de mais nove concorrentes que vão estar nas semifinais protagonizarem o seu segundo e último ensaio, com duração de 20 minutos.

O concorrente da Arménia, Sevak Khanagyan, testou pela segunda vez a sua canção “Qami”. Tal como na primeira, o vocalista, de 30 anos de idade, apareceu com uma roupa preta.

Por sua vez, a dupla suíça ZiBBZ fez-se ouvir pela segunda vez no pavilhão, em Lisboa. Uma performance cheia de energia ao som do seu tema “Stones”, assim como aconteceu no primeiro ensaio.

Ryan O’Shaughnessy, da Irlanda, apostou numa exibição fria, com muita neve, um pianista e dois bailarinos. O interprete descobriu a fórmula para trazer as ruas de Dublin para a capital portuguesa.

Da Noruega, Alexander Rybak testou pela segunda vez a sua atuação para o tema “How To Write a Song”. Um dos fortes candidatos ao triunfo na competição por já ter incristo o seu nome na lista de vencedores da História eurovisiva.

Depois de uma pausa para almoço, Eleni Foureira trouxe consigo do Chipre a canção “Fuego”. Um esquema de luzes vermelhas e fogo artificial incendiaram a Altice arena de energia.

Também ensaiou o grupo musical The Humans, que veste a camisola da Roménia no concurso, com “Goodbye”. Uma atuação caricata, com um cenário preenchido por manequins pretos e brancos.

O compositor Aleksandar Sanja Ilić e o seu conjunto Balkanika afinaram as vozes ao som de “Nova Deca”, a música escolhida para chegar à final. Durante a performance, tiveram o apoio de um percussionista.

Os dois últimos concertos foram de São Marino, com Jessika e Jennifer Brening, e o seu tema “Justice for Valentina”, e ainda Rasmussen, da Dinamarca, ao som de “Higher Ground”.

As semifinais decorrem na terça e quinta-feira da próxima semana e a grande final, em que Portugal está garantido por ter vencido no ano passado a competição, decorre no sábado à noite.

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.