O Festival Eurovisão da Canção começou há 62 anos e desde então o seu percurso tem sido escrito pelos vencedores assim como pelos concorrentes que nunca triunfaram.
Todos os anos é eleito um campeão da Eurovisão, por isso nem todos podem sentir o sentimento de levantar o troféu da competição. Até ao momento, pelo palco eurovisivo passaram 52 países e apenas 27 conseguiram festejar o título.
Entre os heróis do concurso que subiram por diversas vezes ao pódio e outros que venceram apenas uma vez, existem 21 candidatos que acabaram sempre por ficar no lado errado da História.
Entre os os menos afortunados da competição, Malta é o mais antigo, depois da sua estreia em 1971, na cidade de Dublin, com Joe Grech. Da lista fazem ainda parte Albânia, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, Eslovénia, Eslováquia, Hungria, Islândia, Lituânia, Malta, Polónia, Macedónia e Roménia.
E ainda países como Austrália, Arménia, Bulgária, Geórgia, Montenegro e República Checa, que fizeram a sua estreia na última década.
TEXTO: Tiago Firmino









