São os vencedores do Festival Eurovisão da Canção e os seus temas que ficam na memória dos espetadores, principalmente os que foram cantados em inglês – 30. Por uma razão simples, é a língua preferida dos concorrentes.
Os registos estatísticos do certame produzido pela União Europeia da Radiodifusão atribuem um certo favoritismo a quem escolhe esse dialeto. Ao todo na História, foram 30, os artistas ou grupos que triunfaram a cantar em inglês.
Um número que representa 46% das 71 vitórias na Eurovisão (recorde-se que em 1969, a organização concedeu a vitória a quatro países: Espanha, Reino Unido, Holanda e França). Entre eles estão o Reino Unido, Irlanda, Suécia, Holanda, Letónia, Estónia, Dinamarca, Grécia, Finlândia, Azerbaijão, Turquia, Áustria, Noruega e Alemanha.
Em segundo lugar, a língua mais vitoriosa foi o francês, com 14 conquistas, o correspondente a cerca de 20%, por músicos de países francófonos. Tais como Suíça, França, Luxemburgo, Mónaco e Bélgica.
O pódio desta classificação termina com o hebraico (Israel) e o holandês (Holanda), com três vitórias no festival internacional.
TEXTO: Tiago Firmino