O número do dia. Sabe quantas vezes Portugal ficou de fora da Eurovisão?

Portugal, mesmo sendo um país com presença regular no Festival Eurovisão da Canção, optou por cinco vezes em não participar na competição. Conheça os casos e as razões.

O percurso luso no certame internacional da União Europeia de Radiodifusão poderia hoje ser um pouco diferente. Por cinco vezes na sua História, o nosso país decidiu abdicar do seu lugar.

A primeira aconteceu em 1970, seis anos depois da estreia no concurso com António Calvário, e como forma de protesto. Em conjunto, com a Áustria e os países escandinavos decidiram boicotar a sua participação, porque no ano anterior a organização tinha elegido quatro vencedores.

Sérgio Borges, que iria vestir a camisola de Portugal na 15ª edição, acabou por não subir ao palco montado em Amesterdão.

Reveja aqui a sua atuação no Festival RTP da Canção, onde obteve o passaporte para a Eurovisão, apesar de não ter participado.

A carregar vídeo…

Para Portugal voltar a ficar de fora do formato, foi preciso esperar 30 anos. Depois de uma série de resultados pouco conseguidos, a RTP decidiu não apresentar a sua candidatura, liderada na altura pela cantora Liana, para o Festival Eurovisão da Canção, em 2000.

Foi assim que ela cantou no Festival realizado em Portugal:

A carregar vídeo…

Dois anos depois, a mesma situação voltou a acontecer. Sem sequer organizar o Festival RTP da Canção, Portugal abdicou do seu lugar na competição e acabou substituído pela Letónia.

Além das classificações baixas no concurso, os encargos financeiros da sua presença num evento desta dimensão sempre preocuparam a estação de televisão pública. Por isso, em 2013, os portugueses voltaram a ficar de fora.

A última vez que não existiu qualquer voz na Eurovisão foi em 2016. Isto porque a RTP escolheu fazer uma pausa depois de diversos anos a participar assiduamente, e apostar em novos conteúdos. Uma pausa que serviu para preparar a edição de 2017, com os resultados históricos que se conhecem.

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.