No Festival Eurovisão da Canção, o Reino Unido é visto por todos os concorrentes como um potencial candidato ao pódio, não só pelas conquistas alcançadas, mas porque é o país que mais vezes terminou em segundo lugar.
A estreia britânica foi feita na primeira edição do certame, em 1957, e a partir dessa data é presença regular entre os concorrentes do formato internacional. No seu currículo, depois de 59 participações, o Reino Unido já somou cinco vitórias.
As estatísticas mostram que por diversas vezes esta nação esteve a um passo de se tornar no país com mais vitórias na História da Eurovisão, título que pertence à Irlanda, com sete triunfos. O público britânico viu os seus representantes ficarem no segundo lugar do pódio por 15 vezes.
Para recordar a última vez que o Reino Unido, um dos membros do “Big Five”, ficou em segundo lugar, é preciso recuar 20 anos, quando o festival se realizou em Birmingham. Nessa noite, a cantora Imaani, que interpretou o tema “Where are you” (“Onde estás”, em português), terminou com 166 pontos, atrás de Israel, com 172.
TEXTO: Tiago Firmino









