O número do dia. Quantas vezes Portugal já participou na Eurovisão?

Os representantes lusos têm sido presença assídua no Festival Eurovisão da Canção. Ao longo do seu trajeto no concurso, Portugal conseguiu atingir o melhor e o pior.

A estreia portuguesa no formato internacional, organizado pela União Europeia de Radiodifusão, foi no ano de 1964, com António Calvário e a canção ” Oração”. Desde essa data, a comitiva portuguesa contabilizou 49 participações no certame.

Na competição, que vai para a sua 62ª edição, Portugal entrou para a História ao conseguir inscrever o seu nome na lista de vencedores, depois do triunfo de Salvador Sobral, em 2017, com “Amar Pelos Dois”. O tema composto pela sua irmã, Luísa Sobral, registou 758 pontos, na gala que se realizou em Kiev.

Reveja a atuação final de Salvador Sobral, na Ucrânia.

A carregar vídeo…

O público português, que festejou o título de campeão após 53 anos da primeira participação, passou por tempos complicados. Ao longo do trajeto, as classificações atingidas por concorrentes lusos como Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Adelaide Ferreira, Carlos Paião, entre outros, não foram as melhores.

Em três ocasiões, Portugal chegou mesmo a “bater no fundo” da votação. António Calvário, Célia Lawson e Paulo de Carvalho acabaram por ficar na memória dos espetadores como os candidatos com a pior classificação obtida na Eurovisão.

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.