O Festival Eurovisão da Canção conta com mais de 60 anos de História, desde o seu início em 1956. Durante o percurso, o formato do evento tem sofrido diversas alterações.
A competição tem vindo a ganhar maior credibilidade de ano para ano, e com isso o número de representantes europeus no certame aumentou desde o ano de estreia, em que participaram sete nações. Até ao momento, passaram pelo palco eurovisivo cerca de 50 países.
O crescimento atingido em 62 edições levou a União Europeia de Radiodifusão, em 2004, a alterar as regras e a criar uma semifinal, que aconteceu a uma quarta-feira, três dias antes da final, em Istambul.
No ano seguinte, em Kiev, insatisfeita com a data estabelecida a UER acabou por passar a semifinal para a quinta-feira, na semana que antecede a final da Eurovisão. Este regulamento manteve-se até 2008.
Numa cerimónia organizada em Belgrado, na Sérvia, a União Europeia de Radiodifusão passou a utilizar duas semifinais e uma final para apurar o vencedor do festival internacional.
Este ano em Lisboa, a primeira semifinal está agendada para o dia 8 de maio, a segunda para o dia 10. A grande final está marcada para o dia 12.
TEXTO: Tiago Firmino