O Festival Eurovisão da Canção recebeu diversos números musicais em 62 edições e todos os representantes tiveram que obedecer ao regulamento para conseguir subir ao palco do certame.
A União Europeia de Radiodifusão (UER) está atenta a todos os detalhes, desde a idade mínima permitida a um concorrente na competição até ao número de elementos que podem participar numa performance musical.
Existem candidatos que apostam em atuar sozinhos, outros que preferem estar acompanhados por colegas vocalistas ou músicos com instrumentos. A UER deixa essa parte ao critério das comitivas e impõe apenas uma regra: só podem estar em palco seis elementos por atuação.
Tal aconteceu, por exemplo, com o representante de Arménia na edição de 2005, em Kiev, na Ucrânia. Andre escolheu cinco bailarinas para o acompanharem durante a sua apresentação musical.
De salientar ainda que qualquer representante tem que ter pelo menos 18 anos para se inscrever no concurso. Esta regra foi criada depois de passarem pela competição internacional concorrentes com idades muito diferentes.
Os artistas Jean Jacques e Sandra Kim ficam na História da Eurovisão como os candidatos mais novos de sempre a subir ao palco. Na altura da sua prestação, cada um tinha 13 anos.
Percorra a galeria e veja alguns dos números musicais
que tiveram em cima do palco seis elementos.
TEXTO: Tiago Firmino