Publicidade Continue a leitura a seguir

O número do dia. Sete, o número de vitórias do país campeão da Eurovisão

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Irlanda é um dos países cujos concorrentes sempre mereceram especial atenção no Festival Eurovisão da Canção. Isto porque, ao longo da História do concurso, foi esta a nação que registou o maior número de vitórias.

Os irlandeses participaram pela primeira vez no festival em 1965 e, desde então, têm sido uma presença assídua no concurso. Entre as 51 edições em que participou, a Irlanda conseguiu arrecadar o título de vencedor por sete vezes, sempre com o inglês como língua adotada nas letras das suas canções. Mais do que qualquer outro país… até ao momento.

Para ver a primeira vitória do país, o público irlandês não teve de esperar muito tempo. Cinco anos depois da estreia deste país na Eurovisão, o seu povo viu a cantora norte-irlandesa Dana inscrever o nome da nação na lista de vencedores do formato.

“All Kinds of Everything” foi a canção apresentada, que contabilizou 32 pontos na noite de 21 de março de 1970. Reveja aqui a sua atuação:

A carregar vídeo...

As vitórias que se seguiram para a Irlanda no Festival Eurovisão da Canção tiveram a contribuição especial de Johnny Logan, o candidato que mais vezes venceu o concurso.

Já o cantor australiano representou por duas vezes a Irlanda no festival. E nas duas levou o título de vencedor para casa, tanto em 1980, em Haia, como em 1987, em Bruxelas, com os temas “What’s Another Year” e “Hold Me Now”, respetivamente.

Em 1992, Logan abdicou do palco e assumiu o papel de compositor. O tema “Why Me?” esteve à responsabilidade da interprete Linda Martin, que subiu ao primeiro lugar do pódio com 155 pontos e serviu de ponto de partida para três vitórias consecutivas na Eurovisão.

Nos dois anos que se seguiram, em 1993 e 1994, o festival foi organizado pela Irlanda, em Millstreet e Dublin, respetivamente. A jogar em casa, os representantes deste país não tiveram problema algum em consagrar-se campeões.

Primeiro, o título de bicampeão foi assegurado pela cantora Niamh Kavanagh e o seu tema, “In Your Eyes”, com 187 pontos. A dupla de artistas Paul Harrington e Charlie McGettigan, com “Rock ‘n’ Roll Kids”, viria a alcançar a inédita tripla, que nunca ninguém logrou atingir na História da Eurovisão.

A carregar vídeo...
A carregar vídeo...

Há 22 anos, o dia 18 de maio ficou marcado na memória do público irlandês como a data da última vitória irlandesa na competição. Em Oslo, na Noruega, a canção “The Voice”, na voz da cantora Eimear Quinn, foi a grande vitoriosa, depois de lhe serem atribuídos 162 pontos. Reveja aqui:

A carregar vídeo...

TEXTO: Tiago Firmino