Portugal na Eurovisão! 2005: o ano das coincidências… ou dos presságios da vitória de Salvador

Em Kiev, a mesma cidade que viu Salvador Sobral tornar-se o melhor de sempre na Eurovisão, Portugal já começava a escrever história em 2005, pelo menos no campo das coincidências. Ou será melhor dizer dos presságios?

No ano passado, na capital ucraniana, Salvador Sobral encantou o mundo com “Amar pelos Dois”, da autoria da irmã, Luísa Sobral. Com 758 pontos conquistados, não há registo de outra pontuação tão elevada em 62 edições do certame.

Mas antes de conquistarmos o Olimpo do Festival, outros dois portugueses já tinham representado a bandeira nacional em Kiev: Luciana Abreu e Rui Drummond.

A coincidência reside aqui. Em 2005, o duo português, denominado de 2B, levou ao concurso o tema… “Amar”. E se os títulos das canções portuguesas na Eurovisão já tiveram muito amor à mistura, com esta palavra em específico isso só aconteceu nos dois eventos organizados na Ucrânia.

Já no campo das classificações, a participação portuguesa no Eurofestival não correu lá muito bem. Uma vez mais, e tal como em todos as edições que se seguiram, foi necessário recorrer às meias-finais para apurar quais seriam os finalistas. Os 51 pontos amealhados pelos 2B não foram suficientes para um registo melhor do que o 17.º lugar, e Portugal voltava a ficar de fora da final.

Um ano depois de vencer o Campeonato Europeu de Futebol pela primeira vez, depois de uma vitória na final, frente a Portugal, por 1-0, a Grécia terminava a Eurovisão, pela primeira vez… em 1.º lugar, graças à interpretação de “My Number One” (“O meu número um”, em português) por Helena Paparizou (230 pontos).

Curiosamente, a vitória de Salvador Sobral, a primeira de Portugal na Eurovisão aconteceu, também ela, um ano depois de Portugal se sagrar campeão europeu de futebol pela primeira vez…

Coincidências?

Veja aqui a participação dos 2B no Festival Eurovisão da Canção, em 2005:

A carregar vídeo…

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.