A canção que Dina levou ao Festival Eurovisão da Canção, em 1992, ainda é conhecida pelos portugueses nos dias de hoje. Mas o mesmo não deverá dizer o resto da Europa.
“Amor D’Água Fresca”, a oitava interpretação a subir ao palco em Malmö, na Suécia, não foi capaz de surpreender o júri, que atribuiu à canção portuguesa 26 pontos, suficiente apenas para Portugal alcançar o 17.º lugar no certame.
Apesar da modesta classificação, versos presentes na música como “Peguei, trinquei e meti-te na cesta/Ris e dás-me a volta à cabeça” permanecem eternizados na memória dos portugueses.
A letra do tema pertence à escritora Rosa Lobato de Faria, falecida em 2010, aos 77 anos.
Dina terminou a carreira em 2016, depois de lhe ser diagnosticada fibrose pulmonar, uma doença respiratória caracterizada pelo endurecimento e progressiva redução do tamanho dos pulmões. Atualmente, a cantora aguarda urgentemente por um transplante pulmonar.
No Festival Eurovisão da Canção de 1992, a vencedora foi a irlandesa Linda Martin, com o tema “Why Me?” (“Porquê Eu?”, em português). Recebeu do júri um total de 155 pontos.
TEXTO: Duarte Lago









