Portugal na Eurovisão! Ainda se lembra dos “Homens da Luta”? Foram ao Festival em 2011

Quem não se recorda do Jel e do Falâncio, mais conhecidos como “Os Homens da Luta”? Em 2011, foram eles que representaram a bandeira nacional no Festival Eurovisão da Canção, na Alemanha.

O grupo formado pelos irmãos Nuno e Vasco Duarte teve como referência principal de todos os seus trabalhos o período pós-25 de Abril. Desse modo, toda a imagem e mensagem que procuraram transmitir baseou-se sempre nos cantores do tempo revolucionário.

Em Düsseldorf, na região noroeste da Alemanha, e depois de terem vencido o Festival RTP da Canção nesse mesmo ano, os “Homens da Luta” bem se esforçaram por alcançar um lugar na final, mas o júri não parece ter apreciado o estilo humorístico que caracterizava o conjunto português, e não lhes atribuiu mais do que 22 pontos pela canção com que se apresentaram em palco.

A carregar vídeo…

Desse modo, “A Luta é Alegria” não foi além do 18.º lugar na meia-final, e pela primeira vez em quatro anos Portugal falhava a final da Eurovisão, depois dos apuramentos de Vânia Fernandes, Flor-de-Lis e Filipa Azevedo, entre 2008 e 2010.

Num concurso em que, pela segunda vez na história, a vencedora do ano anterior esteve presente, a alemã Lena Meyer-Landrut (a primeira vez tinha acontecido com Lys Assia, que venceu pela Suíça, em 1956, e participou também nas duas edições seguintes), o primeiro prémio foi para o duo azeri “Ell & Nikki”. Com “Running Scared”, alcançaram 221 pontos e deram ao Azerbaijão o único título no certame.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.