Anabela foi a cara de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1993. Em Millstreet, na Irlanda, a cantora portuguesa terminou em 10.º lugar no certame mais concorrido até àquele ano.
Com o desaparecimento da União Soviética, o fim da Checoslováquia e a desintegração da Jugoslávia, foram muitos os países que concorreram ao evento musical, que teve de abrir uma fase de seleção para os novos candidatos.
Apesar do grande número de participantes (na final, estiveram presentes 25 países), Anabela, então com 16 anos, não sentiu a pressão e com o tema “A cidade (até ser dia)” arrecadou 60 pontos.
A classificação obtida permitiu à interpretação de Anabela conquistar um lugar entre as melhores atuações de sempre de Portugal na Eurovisão. De recordar que, em 49 participações, o nosso país atingiu o top 10 no certame em apenas dez ocasiões.
Para além de ser conhecida pelos seus trabalhos na música, Anabela também é atriz, e já participou em vários trabalhos do encenador Filipe La Féria.
No Olimpo do Festival, em 1993, nasceu outro nome (irlandês). Niamh Kavanagh arrasou a concorrência depois de alcançar a marca dos 187 pontos com o tema “In Your Eyes” (“Nos teus olhos”, em português).
TEXTO: Duarte Lago