Carlos do Carmo é um dos mais conhecidos rostos do fado em Portugal, mas a sua participação no Festival Eurovisão da Canção, em 1976, não foi positiva para o cantor.
Em Haia, subiu ao palco com “Uma Flor de Verde Pinho”, mas o tema, cuja letra é de Manuel Alegre e música de José Niza, conquistou apenas 24 pontos, terminando o concurso em 12.º lugar, entre 18 concorrentes.
Nesse ano, o primeiro lugar do certame foi atribuído aos britânicos Brotherhood of Man, com o tema “Save Your Kisses for Me” (“Guarda os teus beijos para mim”, em português). Alcançaram 164 pontos, a melhor pontuação das primeiras 30 edições do festival.
Autor de vários temas, como “Por Morrer uma Andorinha”, “Bairro Alto”, “Gaivota” ou “Lisboa, Menina e Moça”, Carlos do Carmo foi agraciado por duas vezes pela Presidência da República: primeiro, em 1997, Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e, mais recentemente, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu-o Grande Oficial da Ordem do Mérito.
Recorde aqui a participação de Carlos do Carmo no Festival Eurovisão da Canção, em 1976.
TEXTO: Duarte Lago









