“Há dias assim”. Em 2010, Filipa Azevedo atingia a glória depois de vencer o Festival da Canção da RTP, e com isso o passaporte para representar Portugal na Eurovisão. Há um ano, em vez dos palcos, andava a atuar pelas ruas do Porto.
Na Noruega, e com apenas 18 anos, a cantora natural de Gondomar atuou com o tema “Há dias assim”, e na noite da primeira meia-final alcançou uma honrosa quarta posição, com 89 pontos, e garantiu um lugar na final da edição desse ano do maior concurso europeu de música.
Na noite da grande final, perante a forte concorrência de 24 países, as dificuldades foram mais evidentes para Filipa. Foi a 23.ª e antepenúltima a subir ao palco, e a pontuação que atingiu também não a colocou muito distante da cauda da classificação. Feitas as contas, foi 18.ª com 43 pontos.
Antes de representar as cores nacionais, Filipa Azevedo venceu o concurso televisivo da SIC “Família Superstar”, em 2007. Depois de várias atuações, foi considerada pela jornalista Clara de Sousa, uma das juradas do programa, melhor cantora do que Amy Lee, dos Evanescence.
Foi também o jornalista da SIC Augusto Madureira que compôs o tema que a artista de 26 anos levou à Noruega. O profissional de televisão, licenciado em Comunicação Social, desenvolveu nos últimos anos alguns projetos no campo musical, como autor e compositor.
Em 2017, Filipa Azevedo atuou em plena rua na cidade do Porto. Em junho desse ano, Augusto Madureira lamentou a situação na sua conta na rede social Facebook e deixou elogios à amiga: “A cantora Filipa Azevedo que representou Portugal no festival da Eurovisão de 2010, em Oslo, canta agora pelas ruas do Porto. É um gesto de enorme coragem e dignidade! Mas não deixa de ser LAMENTÁVEL. Um beijo enorme, minha querida!”.
Festival Eurovisão da Canção, em 2010.
Apenas uma semana depois de completar 19 anos, a cantora alemã Lena Meyer-Landrut terminou o evento no primeiro lugar, graças ao “Satellite” que levou à Eurovisão. Foram 246 os pontos atingidos pela artista.
O triunfo de Lena significou a segunda (e última) vitória dos germânicos no concurso. Um ano depois, ainda regressou ao Festival para tentar a dobradinha, mas a atuar em casa não foi além do 10.º lugar na tabela classificativa.
TEXTO: Duarte Lago