Portugal na Eurovisão! Em 1991, nasce uma das vozes portuguesas mais reconhecidas no mundo

Dulce Pontes representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1991, e além da boa classificação, tornou-se uma das mais reconhecidas cantoras do nosso país.

No certame organizado em Roma, depois da vitória italiana no ano anterior, a fadista portuguesa subiu ao palco com “Lusitana Paixão”, uma balada que nos remete para o fado e para a saudade a ele aliada.

E porque quando os lusitanos atuam com “paixão” podem conseguir feitos maravilhosos, Dulce Pontes deu a Portugal uma boa classificação, depois de anos consecutivos com pontuações medíocres – 62 pontos, e o 8.º lugar.

A carregar vídeo…

Além do fado, também o folclore e a música clássica fazem de Dulce Pontes uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Aos 49 anos, completados durante este mês de abril, já atuou ao lado de grandes nomes da música, como Andrea Bocelli e José Carreras.

Em 2017, lançou o seu último álbum em estúdio, “Peregrinação”.

Na edição de 1991 da Eurovisão, apresentada por dois históricos do concurso, Gigliola Cinquetti (vencedora em 1964) e Toto Cutugno (vencedor em 1990), o primeiro lugar foi para a sueca Carola. Conquistou 146 pontos com “Fångad av en stormvind” (“Capturada por uma tempestade de vento”, em português).

A interpretação sueca terminou empatada em pontos com a França, e foi necessário proceder ao desempate. Para isso, determinou-se qual das duas tinha ficado em primeiro lugar mais vezes no voto do júri. Como também aqui os números eram iguais, foi preciso recuar para o número de vezes que alcançaram o segundo patamar. Aí, foi a Suécia que ficou à frente (5, contra apenas duas da delegação francesa).

Para além do concurso organizado em Itália, Carola participou por outras duas vezes na Eurovisão: tinha terminado em terceiro lugar, em 1983, e mais recentemente, em 2006, ficou em quinto.

O seu álbum de estreia, “Främling” (ou “Estranho”, em português), lançado em 1983, vendeu mais de um milhão de cópias (sete discos de platina), um recorde na Suécia. Também na década de 80, a artista colaborou com os Bee Gees, uma conhecida banda de rock.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.