Depois de cinco anos em “seco”, Vânia Fernandes conseguiu recolocar Portugal na final do Festival Eurovisão da Canção graças aos 120 pontos que conquistou na meia-final em Belgrado.
Num evento realizado sob fortes medidas de segurança, por cauda da tensão que se fazia sentir na Sérvia devido à independência do Kosovo, a cantora portuguesa não receou a forte concorrência e alcançou o segundo lugar na eliminatória de acesso à gala final do certame.
A excelente interpretação do tema “A Senhora do Mar (Negras Águas)” criou uma forte expectativa na delegação lusa sobre o que a concorrente nascida na Madeira, em 1984, poderia trazer para Portugal.
Na noite do grande espetáculo, foi a 13.ª a subir ao palco, e os 69 pontos arrecadados fizeram-na terminar o concurso na 13.ª posição. Apesar de não conseguir a tão desejada vitória, obteve ainda assim uma ótima classificação entre os 25 finalistas.
Quem mais se destacou na Sérvia foi o russo Dima Bilan. O músico de 36 anos acreditou que poderia vencer e apresentou ao mundo o tema “Believe” (“Acredita”, em português). Dessa forma, conseguiu deslumbrar o júri, que lhe atribuiu 272 pontos.
TEXTO: Duarte Lago









