Portugal na Eurovisão! Recorde a “festa” de pontos de Carlos Mendes, em 1972

Depois da fraca exibição na primeira participação no Festival Eurovisão da Canção, quatro anos antes, em Londres, Carlos Mendes teve uma segunda oportunidade, em 1972, e deu a Portugal uma chuva de pontos.

Com o tema “A Festa da Vida”, de José Niza, Carlos Mendes foi premiado pelo júri com 90 pontos, a terceira melhor pontuação de sempre para Portugal no velho certame europeu, ultrapassada apenas por Lúcia Moniz, em 1996, com 92 pontos, e por Salvador Sobral, o recordista absoluto da Eurovisão, no ano passado, com 758 pontos.

Apesar da boa prestação do português, o cantor revelou, nos últimos anos, que poderia ter ido mais longe, inclusive ao primeiro lugar, mas não conseguiu porque, segundo ele, a RTP não queria receber o concurso no ano seguinte e pediu-lhe para não vencer o festival.

Na Escócia, o ouro foi conquistado por Vicky Leandros, que apesar de ter nascido na Grécia foi a escolhida para representar o Luxemburgo na Eurovisão, com o tema “Après Toi” (“Depois de ti”, em português). Antes do ano de glória, já tinha participado na edição de 1967 e arrecadado o quarto lugar.

Passados 46 anos, recorde “A Festa da Vida” de Carlos Mendes no Festival Eurovisão da Canção, em 1972.

A carregar vídeo…

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.