Portugal na Eurovisão! Do melhor ao pior, no espaço de um ano (1997)

No Festival Eurovisão da Canção, em 1997, Celia Lawson subiu ao palco com um grande peso nas costas, depois da excelente prestação de Lúcia Moniz, no ano anterior.

Em Dublin, o sonho da cantora portuguesa, nascida em Angola em 1974, seria o de igualar ou superar o número de pontos alcançados pela antecessora (sexto lugar, com 92 pontos), mas a verdade é que nem por sombras isso aconteceu.

“Antes do Adeus” foi a 15.ª atuação da noite, no último certame organizado na capital irlandesa, e Celia Lawson não conseguiu melhor do que o último lugar na tabela, sem qualquer ponto conquistado. Um registo apenas igualado por António Calvário, que em 1964, em Copenhaga, também não conseguiu pontuar.

Recorde aqui a música:

A carregar vídeo…

Celia Lawson ficou conhecida pelo grande público depois da participação no programa da SIC “Chuva de Estrelas”, em 1996. Afastada da esfera mediática há alguns anos, ainda voltou a tentar a sorte, no final do ano passado, no “The Voice”, da RTP1, mas foi eliminada na segunda ronda.

Festival Eurovisão da Canção de 1997

Na Irlanda, o primeiro lugar foi conquistado pelos britânicos “Katrina and the Waves”. A banda alcançou a melhor classificação do século XX na Eurovisão, depois de ser premiada pelo júri com 227 pontos pela interpretação de “Love Shine a Light”.

Quanto ao país anfitrião, tão habituado às vitórias na década de 90, terminou o concurso no 2.º lugar.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.