No Festival Eurovisão da Canção, em 1997, Celia Lawson subiu ao palco com um grande peso nas costas, depois da excelente prestação de Lúcia Moniz, no ano anterior.
Em Dublin, o sonho da cantora portuguesa, nascida em Angola em 1974, seria o de igualar ou superar o número de pontos alcançados pela antecessora (sexto lugar, com 92 pontos), mas a verdade é que nem por sombras isso aconteceu.
“Antes do Adeus” foi a 15.ª atuação da noite, no último certame organizado na capital irlandesa, e Celia Lawson não conseguiu melhor do que o último lugar na tabela, sem qualquer ponto conquistado. Um registo apenas igualado por António Calvário, que em 1964, em Copenhaga, também não conseguiu pontuar.
Recorde aqui a música:
Celia Lawson ficou conhecida pelo grande público depois da participação no programa da SIC “Chuva de Estrelas”, em 1996. Afastada da esfera mediática há alguns anos, ainda voltou a tentar a sorte, no final do ano passado, no “The Voice”, da RTP1, mas foi eliminada na segunda ronda.
Festival Eurovisão da Canção de 1997
Na Irlanda, o primeiro lugar foi conquistado pelos britânicos “Katrina and the Waves”. A banda alcançou a melhor classificação do século XX na Eurovisão, depois de ser premiada pelo júri com 227 pontos pela interpretação de “Love Shine a Light”.
Quanto ao país anfitrião, tão habituado às vitórias na década de 90, terminou o concurso no 2.º lugar.
TEXTO: Duarte Lago