Gromee é, para além de produtor, DJ e compositor, o representante da Polónia no Festival Eurovisão da Canção que se vai realizar em Lisboa, no próximo mês de maio.
Andrzej Gromala, mais conhecido por Gromee, nasceu em Cracóvia no dia 14 de dezembro de 1978. Durante vários anos, tem cooperado como produtor com os maiores estúdios de música do mundo, tendo já atuado com Steve Aoki, Deorro, NERVO ou R3HAB Olivier Heldens. Também teve a oportunidade de tocar para Mariah Carey, Alan Walker, Chicane, Enriqe Iglesias e Bob Sinclar.
Iniciou a sua carreira no mundo da música em 2010 e, em 2011, lançou o seu primeiro single. Seis singles depois, em 2015, Gromee lançou “Follow You”, cantado por Wurld, música que teve muito sucesso na Polónia e que alcançou o 11.º lugar das tabelas.
No ano seguinte, depois de lançar mais dois singles, o artista apresentou “Fearless”, interpretado por May Britt Scheffer. Esta música foi uma das mais tocadas nas rádios polacas e recebeu o prémio de disco de platina com mais de 15 milhões de visualizações no YouTube.
Percorra a galeria para conhecer melhor os artistas.
Ainda em 2016, estreou o single “Spirit”, que foi a música mais tocada na Polónia nesse ano, ficando em primeiro lugar na “Air Play Poland” e conquistando o disco de ouro.
Em 2017, lançou mais cinco singles, sendo o mais famoso “Fugitive”, que alcançou o sétimo lugar das tabelas. Foi nesse ano que conheceu Lukas Meijer, cantor que interpretou o single “Without You” e com quem vai participar na Eurovisão com a música “Light Me Up”. Já este ano, o DJ lançou o seu primeiro álbum, “Chapter One”, que contém vários singles que foram lançados ao longo da sua carreira musical.
Lukas Meijer é um cantor e compositor sueco que nasceu a 21 de agosto de 1988. O cantor, de 29 anos, começou a sua carreira na banda No Sleep for Lucy, em que teve a honra de trabalhar com vários nomes da música internacional. Já este ano, Lukas sobe ao grande palco da Eurovisão para interpretar o tema “Light Me Up”, do DJ Gromee.
Veja aqui o tema representante da Polónia:
TEXTO: Miguel Lopes









