De Itália diretamente para Lisboa. Ermal Meta e Fabrizio Moro são os representantes italianos no Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Portugal.
Ermal Meta tem 36 anos e é um dos escritores mais bem-sucedidos em Itália, com oito discos de platina e sete de ouro nos últimos cinco anos. Do seu álbum de estreia, “Umano”, sete temas estiveram presentes entre os mais tocados na rádio.
Em 2017, o compositor participou no Festival de Sanremo, onde recebeu os prémios “Mia Martini Critics” e “Best Cover”. Em abril desse ano, iniciou a sua tour “Vietato Morire”, que ao realizar cerca de 80 concertos esgotados ganhou o prémio de melhor tour da Rai Radio Live.
Ermal ganhou vários prémios, tais como o de “Best New Artist Music” da MTV, seguido do “Best Italian Act” nos MTV European Music Awards e do “Video Indie Music Like” de MEI (Meeting degli Indipendenti).
Já o seu parceiro, Fabrizio Moro, tem 43 anos e começou a compor as suas primeiras canções na adolescência. Estudou no Instituto de Cinema e Televisão Roberto Rossellini, em Roma, onde aprendeu a tocar guitarra.
O primeiro sucesso de Fabrizio chegou em 2007, quando competiu na 57.ª edição do Festival de Sanremo com a sua música “Pensa”, que lhe garantiu o primeiro lugar na Categoria de Artistas Emergentes e o prémio “Mia Martini Critics”. Em março desse mesmo ano, lançou o terceiro álbum, “Pensa”, que alcançou o disco de ouro.
Percorra a galeria para conhecer melhor esta dupla italiana.
No ano seguinte, voltou a participar no festival com a música “Eppure mi hai cambiato la vita”, ficando em terceiro lugar na secção reservada para os principais artistas, e lançou o seu quarto álbum, “Domani”, que também conquistou o disco de ouro.
Em junho de 2009, Fabrizio lançou “Barabba”, o primeiro EP de um projeto que foi completado durante o Festival de Sanremo de 2010 com uma segunda peça, “Ancora Barabba”.
Passados quatro anos, Fabrizio lançou o seu sexto álbum, “L’inizio”, e dois anos depois gravou o seu sétimo álbum, “Via delle Girandole 10”.
Em 2017, Fabrizio retornou ao Festival de Sanremo com o tema “Portami Via” e conquistou o “Menzione Premio Lunezia”. A música em questão ganhou a dupla platina. Depois do certame de música, lançou o oitavo álbum, “Pace”, através da Sony Music Italy.
Já este ano, Ermal voltou ao Festival de Sanremo, mas desta vez levou Fabrizio Moro para juntos interpretarem o tema “Non Mi Avete Fatto Niente”. Com essa canção, a dupla venceu a competição e irá representar a Itália na Eurovisão.
Ouça aqui a música em questão:
TEXTO: Miguel Lopes