Quem é quem! O espetáculo da Eurovisão vai ficar “Crazy” com a representante croata

Canta, fala vários idiomas e toca piano e guitarra. Franka Batelic tem 25 anos e é a artista croata que vai representar o seu país na 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Começou a cantar aos três anos, no coro “Minicantanti”, e cantou no coro da igreja St. Andrija, na Croácia, enquanto andava na escola. Apaixonada por viagens e por outras línguas, Franka estudou no Berklee College of Music, em Boston, e atualmente estuda direito na Universidade de Zagreb.

A sua carreira musical começou aos 16 anos, quando ganhou o programa “Showtime”, em 2007. Um ano depois, a cantora começou a conquistar terreno perto dos fãs da Eurovisão, depois de ter ficado em primeiro lugar no Festival da OGAE, com o tema “Ruža u kamenu”.

Já em 2009, Franka participou no “Dora” (concurso de seleção da música para a Eurovisão) mas ficou em terceiro lugar com o tema “Pjesma za kraj”. No ano seguinte, voltou a participar, mas a música “Na tvojim rukama” não foi além do sétimo lugar.

Os temas “On Fire” e “Run”, gravados em 2011, obtiveram bastante sucesso no estrangeiro, tendo sido utilizados em várias compilações de música eletrónica.

Percorra a galeria para conhecer melhor esta cantora “crazy”.

Uma das grandes conquistas enquanto cantora aconteceu em 2013, quando foi escolhida por Beyoncé para abrir um dos concertos da digressão “Mrs. Carter Show World Tour”, em Zagreb.

Depois de uma pausa de quatro anos, Franka lançou o tema “S Tobom”, que alcançou o top das músicas mais ouvidas e os dois milhões de visualizações no YouTube em apenas dois meses.

Agora, um ano depois do sucesso da música “S Tobom”, a cantora vai estar em Lisboa com o tema “Crazy” para representar a Croácia na Eurovisão.

Ouça aqui o tema da artista croata:

A carregar vídeo…

TEXTO: Miguel Lopes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.