Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem é quem! O representante da Noruega vem a Lisboa mostrar como se escreve uma canção

Publicidade Continue a leitura a seguir

E o representante da Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2018 é… Alexander Rybak! O cantor de 31 anos nascido na Bielorrússia, vem a Portugal mostrar como se deve escrever uma canção.

Alexander é filho de músicos e desde cedo que começou a tocar piano. Mas foi o violino que falou mais alto e que se tornou a grande paixão do artista. Aos 10 anos entrou para o Instituto de Música Barrat Due e começou a tocar jazz e pop.

Em 2005 não chegou à final do “Ídolos” da Noruega e no ano seguinte participou e venceu o programa “Kjempesjansen” com o tema “Foolin”. Nesse mesmo ano participou numa peça de teatro que lhe valeu o prémio “Hedda Award”, o melhor prémio que um ator pode alcançar na Noruega.

Depois de viajar por vários países, Alexander escreve a música “Fairytale” em 2008 e no ano seguinte participa e vence a Eurovisão com o mesmo tema e quebrando o recorde de pontuações com 387 pontos. Uma semana depois, a sua música estava no primeiro lugar do iTunes em vários países.

O seu primeiro álbum, “Fairytales”, venceu três discos de platina na Noruega, um disco de ouro na Suécia e dois discos de platina na Rússia, onde foi número um da Billboard.

Percorra a galeria para conhecer melhor o representante da Noruega.

O interesse de Alexander em atuar levou-o a participar no filme “Yohan: The Child Wanderer” e a dobrar a personagem principal dos filmes “Como Treinar O Teu Dragão” e “Como Treinar o Teu Dragão 2”.

A vida de Alexander tornou-se bastante ocupada depois da vitória na Eurovisão e só em setembro de 2011 é que conseguiu obter o bacherelato de violinista com a nota máxima.

O contacto com o certame não terminou em 2009. Em 2014 compôs músicas para Franklin Calleja participar no Festival da Canção de Malta e para o grupo “Milki” participar no Festival da Canção da Biolorrússia. No ano seguinte achou que o seu currículo estava ‘pobre’ e decidiu escrever um livro musical infantil com um CD de 13 músicas. O livro foi um sucesso e recebeu ótimas críticas na Noruega.

Agora, em 2018, Alexander Rybak está de volta à Eurovisão com o tema “That’s How You Write A Song” para tentar alcançar um bis no concurso. Será que vai conseguir?

Veja aqui o tema que irá representar a Noruega:

A carregar vídeo...

TEXTO: Miguel Lopes