Num texto no qual expõe a sua primeira e única experiência na maternidade, Cristina Ferreira voltou a tocar no nome do pai do filho, António Casinhas, de quem está separada desde 2011.
Para a apresentadora da TVI, ser mãe “nunca foi um sonho” e nem mesmo as brincadeiras de infância, passada na Malveira, de onde é natural, espoletaram esse desejo em si. “As bonecas com que brinquei nunca me serviram de ‘futuro’, gostava de lhes fazer a roupa e pouco mais. Não as embalei, não lhes dei de comer, não fingi ser mãe”, admitiu Cristina Ferreira, numa reflexão publicada na edição deste mês do projeto editorial que dirige com o seu nome.
Cristina Ferreira:
“Descobri que desejava ser mãe quando soube o que era amar”
Mas tudo mudou quando conheceu António Casinhas, o homem por quem se apaixonou e de quem a estrela do entretenimento da TVI falou abertamente neste texto, contrariando a atitude que decidiu assumir desde a separação do empresário. “Descobri que desejava sê-lo quando soube o que era amar e, ter um filho, passou a fazer sentido”, afirmou no mesmo texto. Desde aí, o sonho passou a fazer parte da vida do casal. “Escrevi-lhe o nome na areia, juntamente com o pai, vezes sem conta. Já era Tiago antes de o ser.”
Tiago nasceu e, tinha ainda três anos, viu os pais separarem-se. Estávamos em 2011. Cristina Ferreira confirmou o fim da relação com António Casinhas, ao fim de 15 anos de vida em comum, numa entrevista na qual explicou que a separação “foi a melhor decisão”. Declarações dadas, sem nunca se referir à notícia, publicada dias antes, dando conta de uma alegada traição do empresário à apresentadora.
Publicamente, Cristina Ferreira tem optado por evitar falar no nome de António Casinhas. Fê-lo em raras exceções. Uma delas foi numa entrevista concedida a Judite Sousa, em dezembro de 2013: “Se sinto verdade numa pessoa, eu deixo-a entrar no meu caminho. Posso enganar-me. Todos nós nos enganamos em relação a algumas pessoas […]. Neste momento, estou sozinha com o meu filho, mas muito bem acompanhada.” A jornalista da TVI acabou por questionar a apresentadora sobre se ainda amava António Casinhas. Cristina, visivelmente emocionada, preferiu responder com um silêncio.
Mais recentemente, foi a Manuel Luís Goucha que a comunicadora abriu o seu coração. Numa conversa publicada na revista “Cristina”, a apresentadora confessou ao companheiro de “Você na TV” que irá amar Casinhas “eternamente”. “Porque o amei durante muitos anos. Eu cresci com ele. Tinha 17 anos quando comecei a namorar com ele. Portanto, eu descobri tudo com ele. E ele é… o pai do meu filho!”, justificou em abril deste ano.
TEXTO: Dúlio Silva









