O ator e ex-jogador de futebol britânico Vincent Peter “Vinnie” Jones, de 52 anos, está envolvido numa polémica após ter publicado no Twitter uma fotografia com cem raposas mortas, acompanhada da legenda “Anyone beat this? (em português, ‘Alguém consegue bater isto?’)”, referindo-se à caça.
Entretanto, e depois da onda de protestos de que foi alvo, o ator retirou a fotografia da rede social. Contudo, e apesar das críticas, o ex-jogador contou com o apoio da Associação Britânica para a Caça e Conservação das espécies (BASC), que veio dizer que esta não só é uma prática legal (caso a arma esteja registada, como é o caso) como necessária e bem-vinda para controlar e equilibrar eficazmente as cadeias alimentares.
A estrela de Hollywood já havia admitido antes que é amante de caça e pesca e contou ao Shooting UK que matou o seu primeiro pombo aos cinco anos. Esta não é, de resto, uma fotografia inédita: Jones já tinha chocado os protetores dos direitos dos animais quando publicou uma fotografia ao lado de 16 coelhos mortos.
Vinnie Jones foi representante e capitão da Seleção Galesa de Futebol, jogador do Wimbledon Football Club (entre 1986 e 1998), do Chelsea e do Leeds United. Participou ainda no “Big Brother Celebridades”, em 2010, onde terminou em terceiro lugar.
TEXTO: Mafalda Carraxis









