Estalou o verniz entre Gabriela Barros e Sofia Baltar, duas atrizes que integraram o elenco da oitava temporada da série “Morangos Com Açúcar”, da TVI, e na qual, curiosamente, desempenharam o papel de melhores amigas.
Gabriela Barros participou em setembro no “Cala-te Boca”, da Mega Hits, no qual os apresentadores colocam várias perguntas aos convidados. Numa delas, quiseram saber qual seria a pessoa com quem nunca trabalharia caso fosse convidada para protagonizar uma nova novela. “Sofia Baltar”, respondeu a antiga protagonista de “Morangos Com Açúcar”, justificando que estar com ela na série juvenil da TVI foi “infernal”.
“Foi horrível. Eu era muito boa atriz para fingir que éramos grandes amigas”, ironizou Gabriela Barros, 30 anos. “Mas ela já sabia disto ou só vai saber agora?”, perguntou a locutora. “Ah, se não souber… Querida, um beijinho!”, comentou a atriz.
A resposta de Sofia Baltar chegou esta quinta-feira através do Instagram. Num conjunto de vários vídeos, a antiga colega de Gabriela Barros não conseguiu esconder o desagrado que sentiu com as palavras que lhe foram dirigidas e acusou-a de “calúnia”.
Sofia Baltar disse que, inicialmente, ignorou o comentário mas que, dada a repercussão que teve em “vários sites e plataformas”, decidiu pronunciar-se sobre o assunto porque, no seu entender, “difamação é crime” e ninguém tem o direito de falar mal publicamente de outra pessoa sem que esta esteja presente para se defender.
A antiga atriz lamentou que Gabriela Barros se tenha sentido no direito de a criticar por já não estar “a trabalhar” e questionou-a se apenas o trabalho de atriz é que é considerado um trabalho.
“Eu tenho dois filhos e se eu não trabalho como é que lhes dou de comer? O facto de ela se estar a rir disso demonstra a má pessoa que ela é”, considerou Sofia, que logo depois explicou, também ela, o que significou trabalharem juntas.
“Ela diz que foi um inferno trabalhar comigo. Eu posso dizer que foi um inferno trabalhar com ela porque durante muitos anos eu sofri consequências desta pessoa que era a protagonista da novela e simplesmente não queria ensaiar texto comigo desde o primeiro dia. Recusou-se porque não gostava de mim e constantemente inventou intrigas sobre mim. Fez com que quase ninguém se desse comigo”.
“Como era miúda, vinha do Porto e estava sozinha, não tinha capacidade nem maturidade para lidar com toda esta maldade e competitividade”. “Entrei num estado de pânico total durante anos. E tudo começou por causa da Gabriela Barros”, acusou ainda Sofia Baltar. Ainda assim, garantiu, não lhe guarda qualquer “rancor”.
“As coisas só aconteceram porque eu não me soube defender. Eu é que deveria ter tomado consciência de que deveria ter exposto o assunto às pessoas que tivessem autoridade para pararem com aquilo tudo”, referiu.
Por fim, Sofia foi mais longe e explicou o motivo que, na sua opinião, levou Gabriela Barros a agir como agiu. “Olhando para trás, decifrei que no fundo viste-me como a tua maior ameaça, porque foste fazer o casting para protagonista e eu já estava escolhida para Inês. E eles quiseram que eu fosse cantar com o David Carreira, porque desde o início queriam que eu fosse a protagonista”.
TEXTO: Duarte Lago













