Chova ou faça sol, Mark Bustos sai de casa todos os domingos para oferecer cortes de cabelo aos sem-abrigo de Nova Iorque.
De segunda a sexta, Mark Bustos pode ser encontrado no seu salão no bairro nova-iorquino de Chelsea a cortar os cabelos de celebridades como Norah Jones, Marc Jacobs ou Phillip Lim. Mas desde 2012 que aos domingos, no seu dia de descanso, que é visto na rua, ao lado dos sem-abrigo a quem oferece cortes de cabelo – e com estes um pouco da dignidade que muitos sentem ter perdido.
O “hairstylist” de 33 anos é rosto do movimento #beawesometosomebody (sê incrível com alguém, em tradução livre). “Corto cabelos nas ruas principais, nas ruas secundárias, nos parques, para que as pessoas que passam por mim se sintam inspiradas”, explicou ao “New York Times”.
Com quase 300 mil seguidores no Instagram, onde mostra o resultado do seu trabalho e conta histórias de superação, este filipino radicado nos Estados Unidos diz que recebe mensagens de quem quer saber como pode juntar-se e ajudar. “Digo simplesmente para saírem e fazerem eles mesmos qualquer coisa”, acrescenta.
“Só por estas pessoas viverem na rua, não quer dizer que não possam cortar os seus cabelos e ter um ar asseado”.
Bustos costuma ainda acrescentar à oferta do visual renovado uma refeição gratuita. E já estendeu as suas ações a outras ruas de outras cidades norte-americanas e às de Bombaim, na Índia.
https://www.instagram.com/p/BJssd9cAdQ7/?taken-by=markbustos
TEXTO: Ana Filipe Silveira









