Nasceu esta quinta-feira e foi batizado com um nome ligado à mitologia havaiana. Além de ser o nome do “Deus da música e da paz”, conforme anunciou Rita Pereira, está igualmente ligado à fertilidade.
O primeiro filho de Rita Pereira e Guillaume Lalung nasceu esta quinta-feira à noite e chama-se Lonô. Ao dar a notícia do nascimento do bebé, a atriz explicou que Lonô é o nome do “Deus da música e da paz”. O casal inspirou-se num dos principais deuses da mitologia havaiana.
Lonô é um dos quatro principais deuses tiki da mitologia havaiana, deuses cuja representação física era esculpida em pedra ou madeira, e que representavam a guerra, a fertilidade e a paz, a luz e a vida e ainda o mar.
Lonô está associado à fertilidade, à agricultura, à chuva, à música e à paz e desceu à Terra na forma de um arco-íris para se casar com Laka. Em honra de Lonô foi criado o festival anual de Makahiki, que se realiza nos meses das chuvas, entre outubro e fevereiro. A guerra e o trabalho eram proibidos durante esse período e Lonô era adorado pelo povo havaiano. A sua imagem era levada a fazer rondas pelas ilhas do Havai, na esperança de que esse ritual trouxesse fertilidade aos campos.
No final dos meses das chuvas, dizia-se que Lonô desaparecia e dava lugar a uma das outras divindades tiki.
Rita Pereira já tinha anunciado que o nome do filho seria “alternativo”, até porque a mãe é portuguesa e o pai é francês.
Veja também:
“Lonô, o nosso filho.” Rita Pereira já é mãe e revela fotografia do bebé
TEXTO: João Manuel Farinha









